quarta-feira, 14 de abril de 2010

OLHOS D'AGUA


Chove torrencialmente lá fora, como há muito tempo em nossa cidade. A última vez tinha sido na ocasião da enchente que trouxe tantos prejuízos pra Vila Boa e seus moradores.

Mas não quero falar nisso (trouxe muita dor e sofrimento pra muita gente), prefiro me ater no presente momento. O que será que está acontecendo, qual será o motivo para Deus derramar tantas lágrimas?

Outro dia durante uma audição de seu programa, meu amigo Raimundo falava da chuva e dos olhos d’água na terra provocados por ela. Interessante, confesso que até aquele momento nunca tinha ouvido falar, pelo menos que eu me lembrasse, até disse pra ele que olhos d’água é quando alguém chora demais e fica carregado de lágrimas. Foi quando ele me disse o que eram, não me pergunte, posso visualizar mas não sei explicar.

Depois em casa, fui pro dicionário, pra ver o significado, sabia que lá deveria ter alguma menção a respeito.

Olhos d’água – Nascente de água, vertente, olheiro.
Seria possível o técnico de um time de futebol dizer que mandou o olho d’água pra observar seu próximo adversário? Bom, parece que não, mas se formos observar, curioso é que um dos significados da palavra “olhos d’água” é “olheiro”, e olheiro no futebol é justamente aquele sujeito que é enviado pelo técnico pra observar uma outra equipe que seu time deverá enfrentar. Por outro lado, esse olheiro também é enviado a observar um possível talento da bola, caso se constate que de fato o é, esse “craque” pode lhe encher os olhos (d’água) com suas jogadas de gênio.

Bom, já que eu estava consultando o dicionário, e normalmente quando consulto uma palavra, acabo olhando outras à sua volta na mesma página, pude constatar que (não que eu não soubesse) além de olhos d’água, também existem olhos-de-sogra, que curiosamente não são apenas os olhos da mãe da esposa ou esposo, mas também são doces, uma tal de ameixa recheada. Mas nem te conto, as tais ameixas não são feitas do fruto da ameixa, que confusão. Pior seria o genro gostar tanto do tal doce que quisesse comer os olhos da sogra, mas pensando bem, é ela (a sogra) que deseja comê-lo vivo por causa de sua filha (ele que não brinque). Entendeu? Hein? Nem eu.

Olho-de-boi, tá pensando que estou falando dos olhos daquele boi que fica lá na fazenda, não, nãnãninãnão. “Olho-de-boi” é clarabóia arredondada. Quer saber o que é clarabóia? Não pense que é a sua irmã, amiga ou alguma mulher chamada Clara tomando banho no mar Morto (devido ao excesso de sal existente nas águas desse mar ninguém afunda) e boiando claro, afinal de contas é clarabóia ou bóia clara (bóia clara deve ser uma marmita de arroz com ovos). Clarabóia é uma abertura redonda no alto dos edifícios coberta de vidro para gerar claridade.

Podemos dizer que no alto dos arranha-céus existem olhos-de-boi, deve ser pra observar a chegada dos helicópteros, os namorados no terraço, as estrelas e a lua à noite e sol durante o dia. Porque não dizer que servem pra observar a chuva, sim, chuvas como essa que cai feito torrente sobre a cidade, talvez até, se puder faça a mesma pergunta, seriam olhos d’água os olhos de Deus?

0 comentários:

Postar um comentário