sexta-feira, 1 de junho de 2007

O CEGO DE JERICÓ



Marcos 10:46-52

Com certeza Bartimeu saiu de casa aquele dia para mais um dia de rotina.

Vs. 46 – Sentado à beira do caminho (solitário)
- Jesus era seguido de seus discípulos e grande multidão, ele poderia pensar: “será que ele me notará, fará alguma coisa por mim?”

Vs. 47 – Quando viu que era Jesus [significa dizer que Bartimeu já conhecia a fama de Jesus, pois, os evangelhos nos contam que Jesus curou muitos cegos]
- Creio que conhecendo a fama de Jesus, ele acreditou que essa poderia ser sua última chance de recuperar a visão (sabe-se lá se Jesus voltaria ali novamente?)
- Quando ele grita Jesus, filho de Davi, ele reconhece que Jesus é o Messias prometido por Deus e é Rei.

Vs. 48 – Muitos o repreendiam para que se calasse: Quando nos dispomos a buscar a Deus, sempre nos aparece pessoas para nos demover da idéia.
A reprimenda não veio dos discípulos, mas sim da multidão:
- A multidão é interesseira e egoísta e só pensa em si própria;
- Observe que a Bíblia nessa passagem não relata outro milagre senão o de Bartimeu;
- O problema é que a multidão quer a benção e não o abençoador e a diferença está aí: - a multidão estava interessada só nas bênçãos
- Bartimeu estava interessado acima de tudo em Jesus, no vs. 52 diz que ele “seguia Jesus pelo caminho”.



Vs. 49 - Jesus pára.
- Quando Ele pára é por que ouviu a oração sincera de alguém;
- Ele sabe discernir entre o interesse da multidão e a oração sincera;
- Nota-se que Ele chama Bartimeu a si e não e não vai até ele
- significa dizer que quando vamos a Jesus reconhecemos que Ele é o único que pode mudar nossa vida.
- Significa dizer ainda que é quando reconhecemos que não podemos fazer nada por nós mesmos, por mais fortes, capacitados, inteligentes, influentes que sejamos.

Vs. 50 – Quando lança de si a capa, ele está reconhecendo que de si mesmo nada pode, podemos dizer que está deixando para trás o orgulho, a arrogância, o egocentrismo entre outros.
- Quando vamos de fato a Jesus, é preciso deixar essas coisas de lado.

Vs. 51 – Apesar de Jesus saber de que precisamos sua pergunta pode nos levar a reconhecer que Jesus é o único que pode dar a solução para nosso problema.
- Quando vou a Ele e digo do que preciso, estou reconhecendo que Ele pode resolver.

Vs. 51b – “Que eu torne a ver” – quer dizer que ele, o cego, havia enxergado um dia.
- Isso nos motiva a continuar buscando mudanças em nossas vidas e a restituição de coisas que nos foi tirada um dia.
- Se Ele deu visão ao cego novamente, também nós, se crermos poderemos reaver o que nos foi tirado um dia.

Vs. 52 – Um elemento indispensável para a benção, o milagre, é a fé: “Vai, tua fé te salvou”.
- A conseqüência deve ser, se tornar um seguidor de Jesus*.

* Ser um seguidor de Jesus não é somente freqüentar uma igreja, ou respeitar doutrinas estabelecidas por elas, mas gradativamente seguir os passos de Jesus Cristo, tendo-o como exemplo, modelo de vida.

Um comentário:

  1. Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

    ResponderExcluir